- A grande maioria dos vegetarianos busca substituir a proteína animal com produtos à base de soja. Contudo, deve-se ter muito cuidado ao consumir esta fonte de proteína. A proteína que existe na soja é benéfica, mas a sua presença não compensa a presença de outras substâncias altamente perigosas para o organismo.
Se você é vegetariano, ou vegan, e consome a soja como fonte de proteína, fique atento. A soja é um alimento extremamente ácido para o sangue, desenvolvendo tendência a doenças das articulações, alergias e perda de cálcio no corpo. Jamais consuma a carne de soja, pois esta contém grande quantidade de soda cáustica, pois é feita com o bagaço que sobra da extração do óleo.
Mas o maior aspecto negativo do consumo da soja como alimento humano é a quantidade de agroquímicos que esta cultura recebe no sistema produtivo. A maior parte da soja produzida no mundo vem de sementes de uma única empresa que domina toda a tecnologia de produção – a Monsanto. As sementes da Monsanto, geneticamente modificadas, só se transformam em plantas de alta produtividade se forem tratadas quimicamentes com produtos da própria empresa, e o pior deles é o Roundup, um pesticida cuja a base ativa é o glifosato, extremamente prejudicial ao organismo humano e, é claro, ao meio ambiente.
É de conhecimento de todos que os agroquímicos utilizados na produção de alimentos deixam resíduos que acabam sendo ingeridos pelas pessoas, e estes causam doenças como alergias, câncer e infertilidade.
O ideal seria ingerir – sem excessos – a proteína de soja orgânica e tudo estaria resolvido. Contudo, a produção orgânica da soja é muito pequena e diminui a cada ano, diante das dificuldades da aquisição de sementes crioulas e do risco de contaminação da soja transgênica. Mas isso já é outro assunto…
Então fica a dica: procure fontes de proteína em outros alimentos e tente deixar a soja de lado.
Quer saber mais?
Excelente artigo: http://danielcaixao.multiply.com/journal/item/313
http://www.consciencia.net/2004/mes/16/agrotoxicos-infertilidade.html
http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ambiente/ultnot/2009/01/07/ult4430u732.jhtm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Roundup
http://www.saudeintegral.com/artigos/carne-de-soja-2.html
http://www.saudeintegral.com/artigos/onde-encontrar-a-proteina-vegetal.html
Comentário:
Jonei
Excelente abordagem!
Vale pensar mesmo no assunto, uma vez que todos com esse “modismo” de consumo natural pensam apenas na substituição dos alimentos, sem conhecer todo o processo que envolve a produção deles – eu mesmo fui um desses.
Nem sempre o que se diz melhor, mais saudável é realmente!