Já faz parte do calendário religioso a peregrinação à Gruta de Angelina na Semana Santa que antecede o Domingo de Páscoa.
Muitos são os peregrinos vindos das mais diversas regiões do Estado que pela fé são movidos a se encontrarem em momentos de oração e louvor. Vale qualquer maneira: a pé, de bicicleta, carro, ônibus, etc. A fé realmente remove e move montanhas!
A Gruta Nossa Senhora da Imaculada Conceição foi criada em 1899 pelo frei Zeno Wallbroehl, em cumprimento de uma promessa. Guarda uma imagem vinda da Alemanha, encomendada pelo frei, que morreu antes da sua chegada, em 1902.
Em meio a quedas d’água e plantas nativas, o caminho até a gruta é íngreme e sinuoso, todo lajotado, de 740m, com passagens da Via Sacra produzidas em gesso por um artesão na Alemanha, em 1900.
Na Quinta-feira Santa, dia de maior número de peregrinos, há uma programação toda especial, com missas ao longo do dia e noite, filmes com passagens bíblicas e muita emoção e fé!
Outros locais bastante visitados em Angelina são a Colina da Louvação – anexa ao hotel, restaurante, colégio e convento das Irmãs Franciscanas de São José, um dos mais belos cartões postais do município –, a Gruta Nossa Senhora Aparecida – a 08km do centro, em Linha dos Chaves – e a Gruta Nossa Senhora da Graça – a 11km da cidade, na localidade de Fortaleza, rica em belezas naturais, cascatas e vegetação.
Comentários:
MARIA IZABEL DA SILVA BRUNES
MUITO OBRIGADA POR ESTA LINDA FOTO DO SANTUÁRIO DE ANGELINA, FICO IMAGINANDO; QUE LUGAR MARAVILHOSO PARA SE FAZER UMA ORAÇÃO.
Cilane Bauer
A Gruta da Imaculada Conceição foi inaugurada em 15 de agosto de 1907. As visitas à gruta foram aumentando gradativamente, à medida que as estradas melhoravam. Atualmente milhares de romeiros e devotos fazem visitas ao local. Para se chegar à gruta, atravessa-se em primeiro plano, a ponte sobre o rio Mundéus, que deu origem ao primeiro nome dado àquelas paragens.
A imagem de São Francisco de Assis, o Santo do amor, está logo depois. Nas imediações fica o cemitério, onde estão sepultados muitos dos pioneiros de Angelina. Na gruta Imaculada Conceição, de Angelina, o silêncio do romeiro exterioriza talvez uma prece de louvor a Deus e renova agradecimentos à Mãe de Cristo. Nas paredes laterais, placas com inscrições, dizendo das graças alcançadas.
Pessoas residentes na capital, a partir de 1912, iam para Angelina, em busca da cura ou para decansar… O clima, a água da gruta e a paz bucólica da vila ajudavam na recuperação.