Nesta semana (Julho de 2013) você deve ter visto muitas imagens da neve registradas na serra catarinense, ou até mesmo teve o privilégio de ver de perto o fenômeno. Aproveitando o momento, resolvemos publicar alguma imagens registradas pela equipe do Portal do Rancho e juntamente com estas, vamos explicar como surge a neve.
Neve cai do céu, mas exatamente de onde ela vem? É uma nuvem, quebrando em pedacinhos? Ou será que São Pedro resolveu limpar a geladeira?
Você provavelmente já sabe que só neva quando está muito frio e sabendo que a água torna-se gelo quando resfriada, então você pode pensar neve deve ser chuva congelada. Geralmente chuva congelada é o que conhecemos como “granizo”, enquanto a neve acontece quando o vapor de água congela. “Vapor de água” refere-se à água quando está na forma gasosa, em vez da forma liquida (tal como a chuva ou a água da torneira) ou solida (por exemplo, gelo). Você provavelmente aprendeu sobre o ciclo da água na escola e todas as formas que esta pode apresentar.
Quando a baixas temperaturas atmosféricas fazem o vapor de água passar diretamente para o estado sólido (gelo), sem primeiro passar pela fase líquida, cria-se os flocos de neve, que em seguida caem do céu em um maravilhoso espetáculo visual! (Ou se a transformação ocorrer mais perto do chão, sobre uma superfície fria, esta forma a geada). Assim que a temperatura volta a subir, a neve acumulada passa novamente para a forma líquida!