Na época de faculdade eu detestava filosofia. Também pudera. Quem, com dezoito anos, gosta de filosofia? Hoje, mais de uma década depois, foi na filosofia que eu encontrei o melhor exemplo que traduzisse as minhas expectativas desta nova e importante ferramenta de comunicação da nossa região: o Portal do Rancho.
A teoria filosófica, à qual me refiro, é a de Platão sobre o Mundo Sensível e o Mundo das Ideias. Vou ser breve, pois a intenção aqui não é ficar filosofando. Veja a figura acima. Este é o Mito da Caverna. Segundo Platão, o Mundo Sensível é aquele onde se encontra a maioria das pessoas, aprisionadas do mundo iluminado, onde somente podem ver sombras de imagens manipuladas por outros, tanto na sua forma como na sua dimensão. O mundo das ideias (o dos filósofos) é aquele onde o ser liberta-se da caverna e pode lançar seu próprio olhar para o mundo iluminado.
Quando fiquei conhecendo o projeto do Portal do Rancho, fiquei muito contente com a possibilidade de as pessoas poderem desfrutar de uma ferramenta de informação ágil, eficiente e inteligente, que atenda às necessidades de comunicação e às expectativas dos leitores. Fiquei mais contente ainda, quando fui convidada e participar como colunista. Agora um alerta ao navegantes: toda a libertação é um desafio cheio de obstáculos e armadilhas. Mas isso é assunto para outras teorias filosóficas.
Fonte de pesquisa: Marilena Chauí, Convite à Filosofia, Ed. Ática