Curta a página da Festa do Morango no Fabebook, clique aqui.
Noite Santa de natal e Tropeada a Belém abrem os festejos da 20ª festa do Morango, em Taquaras
fotos: Jonei Bauer
O Distrito de Taquaras nos proporcionou um belíssimo espetáculo nessa última sexta-feira! A Noite Santa de Natal e a Tropeada a Belém encantaram ao público recorde, em sua terceira edição, e consolidam cada vez mais a Festa do Morango, que está em sua vigésima edição. Um show de competência, bom gosto e trabalho comunitário.
A abertura da 20ª Festa do Morango, nessa última sexta-feira, 25 de novembro, consolidou o evento que há três anos entrou no calendário dos festejos da festa. Num espetáculo ao ar livre, uma mescla de cantata e teatro, narrou a história cristã do nascimento de Jesus Cristo, com muitas vozes e suaves melodias típicas da época de Natal.
Idealizado pelo Maestro José Acácio Santana (in memorian) e pela Comissão Organizadora da Festa, neste ano o evento – um tributo ao falecido maestro – encantou um público recorde. O Coral Municipal de Rancho Queimado e o do município de Palhoça, em uníssono, sob a regência de Vanderlei Jochem, deram continuidade ao legado iniciado por Santana. Ao som das mais suaves melodias, o público foi transportado a uma época mágica e sacra, onde os sinos tocaram os seus corações.
A proposta da Comissão Organizadora da Festa era de fazer com que cada participante do evento fosse, de certo modo, tocado pelo espírito contagiante que o Maestro Acácio sempre apregoou.
Um anjo, anunciando que a noite se iluminara foi uma das grandes surpresas do espetáculo!
Outro grande sucesso foi a Tropeada a Belém, uma adaptação à história original, onde três Reis Magos, vindo do Oriente, vêm adorar ao Menino recém-nascido. Como Rancho Queimado tem sua cultura fortemente marcada pelo tropeirismo, desbravadores que deram origem à cidade, substituem-se os Reis Magos pelos bravos tropeiros, bem-vestidos, com manto, coroa e tochas.
No evento, que a Comissão Organizadora transformou num tributo ao Maestro José Acácio Santana, foi descerrada uma belíssima placa em homenagem ao então recém falecido Maestro, que regeu o Coral de Rancho Queimado por quase vinte anos e um dos grandes idealizadores dessa Noite Santa de Natal e Tropeada a Belém.
A belíssima placa traz a forte silhueta do Maestro e um belíssimo poema, “por quem os sinos dobram”:
“Nenhum homem é uma ilha isolada;cada homem é uma partícula do continente, uma parte da terra; se um torrão é arrastado para o mar, a Europa fica diminuída, como se fosse um promontório, como se fosse a casa dos teus amigos ou a tua própria; a morte de qualquer homem diminui-me, porque sou parte do género humano. “Nenhum homem é uma ilha isolada; cada homem é uma partícula do continente, uma parte da terra; se um torrão é arrastado para o mar, a Europa fica diminuída, como se fosse um promontório, como se fosse a casa dos teus amigos ou a tua própria; a morte de qualquer homem diminui-me, porque sou parte do género humano. E por isso não perguntes por quem os sinos dobram; eles dobram por ti”.
John Donne (Londres, 22.01.1572/ 31.03.1631), foi um poeta inglês.
Como a Comissão Organizadora da Festa mencionou no convite, nesta noite, quando olhássemos lá no céu, mais uma estrela brilharia; era a presença viva do Maestro! Parabéns aos Corais de Rancho Queimado e Palhoça, parabéns aos atores, aos tropeiros Reis, às crianças e a todos que de certa maneira ajudaram na beleza de mais um espetáculo! Viva a Noite Santa de Natal, Viva a Tropeada a Belém, Vivas ao Maestro Santana e um viva especial à Festa do Morango, que está em sua vigésima edição! E viva à noite de hoje que proporcionou o MAIOR ESPETÁCULO DA TERRA! É isso!
Bom Natal!
Comentários:
jorge luiz de souza
quero parabenizar e agradecer a receptividade que nos da rbatv tivemos no dia 25/11. fizemos uma materia sobre a casa hercilio luz, mas infelismente nossa companheira e cinegrafista passou mal e tivemos que retornar as pressas pra rio do sul. agradecemos a adriana, mery,em especial ao sr. marcelo do restaurante tropeiro pelo mui especial atendimento. com certeza esta terra é pra la de especial, é tri. no proximo ano estaremos ai cobrindo o evento que merece ser divulgado aos 4 ventos no programa “recanto crioulo” na rbatv online. um baita quebra costelas
jorge luiz
rbatv
Renata
LIndo Parabéns…
Letícia Weigert
Belas fotos Jonei. Parabéns pela matéria fresquinha! Como eu não pude estar lá estava curiosa. Beijos e bom trabalho!