Você já ouviu falar sobre a origem da Páscoa e a tradição de se pintar ovos? Saiba como colorir seus ovos com ingredientes naturais e divirta-se com a sua família.
Na Europa, muitas tradições da Páscoa remontam às comemorações pelo início da primavera, no Hemisfério Norte. O cenário branco e gelado dá lugar ao colorido, homenageando a deusa anglo-saxã teutônica da mitologia nórdica e germânica, Isthar ou Ostara (que deu origem a palavra Ostern: Páscoa, em alemão e Easter, em inglês).
É dai, também, a origem do Coelhinho da Páscoa: Ostara é a deusa da primavera, da ressurreição e do renascimento, tem como símbolo o coelho. Segundo a lenda, um dia, Ostara estava em um jardim com as crianças, quando um pássaro voou sobre elas e pousou na mão da Deusa. Ao dizer algumas palavras mágicas, o pássaro se transformou no animal favorito de Ostara, um coelho.
A Páscoa e os Ovos Coloridos
Certo dia, a deusa Ostara estava no jardim celebrando com as crianças, quando um pássaro pousou em sua mão. Ostara transformou a ave em seu animal favorito: uma lebre. Com o passar do tempo as crianças notaram que o passarinho transformado começou a ficar triste. Ela já não podia mais cantar e voar como antes. As crianças solicitaram que a magia fosse desfeita. Como estavam no inverno, os poderes de Ostara não eram fortes o suficiente e assim tiveram que aguardar até o início da primavera.
Com a chegada da primavera, os poderes de Ostara estavam no auge e assim ela desfez o encanto. O pássaro, em agradecimento, colocou alguns ovos coloridos pelo gramado. Esse acontecimento daria início a tradição se colorir ovos e espalhá-los pelo jardim durante a Páscoa.
Colorindo Ovos Para a Páscoa
Para se fazer ovos coloridos, vamos precisar de pigmentos naturais. Para isso, basta preparar algumas tinturas, conforme a cor desejada:
- Macela, cúrcuma ou açafrão para amarelos ou alaranjados
- Beterraba ralada para rosas e violetas
- Uma fatia de cebola comum para beges
- Uma fatia de cebola roxa ou urucum para marrons-avermelhados
- Espinafre ou salsa para os verdes
- Couve roxa para os azuis
- Repolho roxo para azuis escuros
- Mirtilos para roxos e violetas
- Folhas de nogueira para o preto
Como Fazer a Tintura Natural Para Pintar Ovos
A base da receita de tintura natural é feita com 1 colher de sopa de sal, 1 colher de sopa de vinagre e 3 xícaras de água.
Misture os ingredientes e acrescento aquele que vai promover a coloração.
Para tingir os ovos é importante que o recipiente com a tintura possibilite a imersão do ovo nela. O ovo precisa ser cozido anteriormente. Para não trincar a casca, coloque um pano no fundo da panela e adicione um pouco de vinagre na água.
O tingimento trata-se de uma experiência prazerosa e que a cada ovo você obterá um novo resultado! Testando a quantidade do ingrediente utilizado como corante e o tempo de imersão na tintura, você vai percebendo o tom desejado.
Pintando Ovos: Uma Descoberta a Cada Imersão
Cada ovo trará uma surpresa, pois as nuances serão diferentes para cada um. Primeiro porque a própria tonalidade da casca do ovo varia de um para outro. Depois, porque tudo vai depender do tempo que os ovos permanecerão sumersos na tintura e também a quantidade de corante que você adicionou.
Para tons mais intensos, pode-se ferver os ovos acrescentando a tintura natural já nesse momento; se quiser tons mais claros basta apenas colocá-los na tintura, após o cozimento.
Um ovo amarelo médio, por exemplo, se obtém após mergulhá-lo na tintura (sal + vinagre + água + açafrão) por uns 30 segundos. Se quiser amarelo ocre, basta fervê-lo na água acrescentado dessa tintura. A tonalidade do amarelo também vai depender de quanto açafrão você colocou na sua tintura.
Criando Padrões Coloridos em Ovos
A maneira com que se tingem os ovos depende da sensibilidade estética de cada um. É possível, ainda, criar padrões nas cascas.
Cascas de cebola, beterraba ralada, espinafre… qualquer ingrediente corante embebido na solução de sal, vinagre e água e “amassadinho” contra o ovo poderá imprimir padrões coloridos.
Outra maneira de estampar a casca do ovo é colocar uma folhinha ou uma pequena flor natural embebida no corante – ou, ao contrário, grudá-los sobre a casca e mergulhar o ovo no corante, para deixar suas marcas ao retirá-los.
Você poderá, ainda, envolver os ovos com elásticos, pintá-los e retirar os mesmos para criar faixas na superfície.