A origem da fondue
Antes de começar, é preciso deixar claro que o correto é a fondue e não o fondue. A palavra é de origem francesa e significa “derreter”. Já a origem do prato é suíça. Os camponeses não tinham como buscar mantimentos na cidade, pois as montanhas e os vales alpinos ficavam cobertos de neve. Abastecidos com pão e vinho, derretiam os restos do queijo que produziam e mergulhavam o pão na mistura fervente. Uma comida simples, saborosa e nutritiva para agüentar o frio.
Alguns afirmam que a fondue foi criada por volta do século XVI-XVII, pois a receita teria chegado à França no século XVII. Outros atribuem sua criação ao período da Segunda Guerra Mundial. Na década de 1950, a iguaria teria começado a ganhar fama em Nova York, quando o chef Conrad Egli, do restaurante Chalet Suísse, incluiu o prato no cardápio e criou a fondue de chocolate para servir como sobremesa.
Com tempo e bem acompanhado
A fondue é uma comida para ser saboreada. Tem todo um ritual: mergulhar o pão no queijo, fritar a carne, escolher o molho, cobrir as frutas com chocolate… não dá pra fazer e comer fondue com pressa, é preciso pelo menos uma hora e meia para “sentir” a refeição. Também não convém estar sozinho. Até pelo ritual que envolve, a fondue é ideal para uma boa conversa entre amigos e familiares ou um jantar romântico para os apaixonados. Também por todas essas características, a iguaria é mais convidativa à noite.
Receitas pra você saborear
Fondue de Chocolate
300 gr de chocolate picado(s)
100 gr de chocolate meio amargo picado(s)
250 ml de creme de leite fresco
1 dose de conhaque
Levar os chocolates e o creme de leite ao fogo, em banho-maria, mexendo sempre. Não deixar a água ferver. Depois de obter uma mistura homogênia, retirar do banho-maria e adicionar o conhaque. levar ao fogareiro na mesa.
Fondue de quatro queijos
150 gr de emmenthal
100 gr de Mussarela
50 gr de roquefort
50 gr de parmesão
3 unidade(s) de tomate ralado(s)
quanto baste de azeite
quanto baste de sal
1 pacote(s) de torrada(s)
1 unidade(s) de baguete
quanto baste de orégano
quanto baste de manteiga
Misture o azeite, o sal e leve à geladeira. Rale os queijos e reserve.
Passe manteiga na baguete e polvilhe orégano. Leve ao forno para gratinar. Reserve.
Espalhe os tomates ralados numa fôrma redonda de barro. Acrescente os queijos ralados e leve ao fogo para derreter.
Sirva com as torradas e a baguete.
_____________________________________________________________________
Infelizmente, alguns aspectos do turismo em Rancho Queimado andam na contramão: uma cidade que quer ser referência no turismo catarinense, com ênfase no inverno, não possui nenhum estabelecimento que sirva uma apetitosa fondue. Imaginem Gramado e Campos do Jordão sem essa iguaria. É o mesmo que dizer que Rancho Queimado é cidade turística e nada oferta aos visitantes. Mas isso é outra conversa. É isso!
Comentário:
Mari
Com esse friozinho que está fazendo aqui em
Rancho Queimado, não tem quem resista a esta saborosa receita
É de dar água na boca!!!